top of page

Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação para febre amarela

Consulte a lista de países que exigem o CIVP

Lista de Países que exigem o CIVP.

A vacina febre amarela é necessária quando os países ou locais de destino apresentam grande risco de transmissão da doença.

O CIVP é um documento oficial que comprova a vacinação contra doenças estabelecidas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Atualmente, a febre amarela é a única doença especificada no RSI. Porém, não são todos os países que exigem a vacinação.

Antes de viajar, o passageiro deve consultar a lista completa dos países que fazem a exigência de emitir o CIVP.

É recomendado tomar a vacina da febre amarela nos 10 dias anteriores da data marcada para a viagem, que é o tempo que demora para a imunização começar a fazer efeito.

Importante:

1. Exigência para crianças a partir de 9 meses de idade precisam do CIVP para febre amarela, com exceção a Santo Eustáquio (marcado na tabela com “*”), que exige o Certificado a crianças a partir de 6 meses de idade.

2. As exigências dos países podem ser alteradas a qualquer momento. É importante que os viajantes se assegurem das exigências do país para o qual irão viajar, consultando as informações disponibilizadas pelo Consulado ou Embaixada do país.

3. Caso haja escala e/ou conexão no itinerário, é necessário também atender às exigências dos países onde irão ocorrer as paradas dos voos.

4. De acordo com a emenda ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005) adotada pela Assembleia Mundial da Saúde na Resolução WHA67.13, a partir de 11 de julho de 2016 o período de validade de todos os Certificados Internacionais de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela passou de 10 anos para a duração por toda a vida da pessoa vacinada, inclusive para certificados já emitidos e novos certificados. Assim, a partir dessa data, os CIVP que tinham a validade de 10 anos, passaram automaticamente a vale para toda a vida, não podendo ser rejeitados pelos países signatários da Organização Mundial de Saúde, assim como não pode ser exigida revacinação ou reforço da vacina contra a febre amarela.

Fontes:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/certificado-internacional-de-vacinacao/arquivos/lista-simplificada-de-paises-que-exigem-o-civp-febre-amarela/view

https://www.who.int/publications/m/item/countrieswith-risk-of-yellow-fever-transmission-and-countries-requiring-yellow-fever-vaccination-(november-2022).

bottom of page